The Life


Água-Viva Juba-de-Leão / Lion's Mane Jellyfish

14/07/2010 17:13

Seu nome científico Cyanea capillata é a maior espécie de água-viva conhecida. Seu alcance é limitado a águas frias, próximas ao Ártico, Atlântico Norte e no norte dos oceanos Pacífico, raramente encontrada mais ao sul de 42 ° de latitude norte. Similar a água-viva (que pode ser da mesma espécie) são conhecidas desde a costa da Austrália e Nova Zelândia. O maior espécime registrado, encontrou lavada em cima da costa da baía de Massachusetts em 1870, tinha um sino (corpo) com um diâmetro de 2,3 m e tentáculos 36,5 m de comprimento.

Duas espécies distintas porém ocorrer em conjunto, pelo menos, no leste do Atlântico Norte, com a água-viva azul (Cyanea lamarckii Péron & Lesueur, 1810), diferindo em cor e tamanho menor (10-20 cm de diâmetro, raramente 35 cm). Populações no oeste do Pacífico ao redor do Japão são, por vezes distinguida como Cyanea nozakii Kisinouye de 1891, ou como uma corrida, Cyanea capillata nozakii.

Informações

 

Embora seja capaz de alcançar um diâmetro do sino de 2.5 m (8 pés), estas águas-vivas podem variar muito de tamanho, aquelas encontradas em latitudes mais baixas, são muito menores do que suas contrapartes do norte distante de sinos cerca de 50 cm (20 polegadas) de diâmetro. Os tentáculos de exemplares maiores podem fuga, enquanto 30 m (90 pés) ou mais. Estes tentáculos extremamente pegajosa estão divididas em oito grupos, cada grupo contendo mais de 100 tentáculos [5], dispostos em uma série de linhas.

Aos 120 metros de comprimento, o maior espécime conhecido foi mais do que uma baleia azul e é geralmente considerado o maior animal conhecido no mundo. [6] [7] [8] No entanto, em 1864, um worm atacador foi encontrado lavada em cima uma costa escocesa que foi de 180 metros de comprimento. Mas porque worms atacador pode facilmente esticar várias vezes o tamanho natural, é possível que o worm não chegou a crescer a esse comprimento.

O sino é dividido em oito lobos, dando-lhe a aparência de uma estrela de oito pontas. Um arranjo ostensivamente emaranhado de braços coloridos emana do centro do sino, muito menor do que o prateado, tentáculos finos que emanam subumbrella o sino.

Tamanho também determina a coloração: os espécimes maiores são um crimson vivas ao roxo escuro, enquanto os espécimes menor grau de um isqueiro laranja ou tan. Estas águas-vivas são, compreensivelmente, nomeado para a sua vistosa, arrastando tentáculos lembram da juba de um leão.

—————

Voltar