The Life


Última Fronteira

16/11/2010 06:15

 

Realmente a última fronteira não está no espaço, mas sim aqui mesmo no nosso planetinha, é muito mais simples falar que a última fronteira está no espaço, mas aqui no nosso espaço interno, a grande fronteira a ser desbravada e porque não ocupada racionalmente está no mar.

Para se ter uma idéia, até o momento, um total de 518 pessoas de 38 países têm ido para o espaço de acordo com a orientação FAI, (524 pessoas qualificadas, quando inclusive do Departamento de Defesa classificação). desse total, três pessoas realizaram apenas um vôo sub-orbital, 515 pessoas chegaram a órbita da Terra, em 24 viagens além da órbita baixa da Terra e 12 caminhou sobre a lua. E tantas outras pessoas que não foram mencionadas.

As altitudes como o Monte Everest, seu pico já foi atingido por milhares de pessoas e encontra-se atualmente multibandeirado.

Agora aqui na terra, ou melhor no mar,

Um submarino-robô, chegou ao fundo na Fossa das Marianas, no Pacífico. O local, perto da ilha de Guam, é o maior abismo da Terra, com 11 mil metros de profundidade - mais de 2 km do que o Monte Everest tem de altura, e essa grande façanha foi em um mergulho não-tripulado o “Neureus” ocorreu no último domingo e atingiu 10.902 metros de profundidade. Nesta localização, a pressão chega a ser mais que mil vezes maior que a nível do mar.

Esse pondo já foi visitados anteriormente duas vezes, em janeiro de 1960, Jacques Piccard e Don Walsh fizeram a primeira e única viagem tripulada ao local, a bordo do batiscafo suíço Trieste. A embarcação era composta por uma esfera de aço de 2 metros de diâmetro, ocupada pelos dois tripulantes e pendurada em um tanque de petróleo gigante, projetado para permitir uma boa flutuação. Durante a expedição, que durou nove horas, os dois homens passaram apenas 20 minutos no fundo do oceano - tempo suficiente para registrar a profundidade local em 10.916 metros.

E depois disso em 1995, o submarino-robô japonês Kaiko foi o primeiro veículo não tripulado a visitar o local.

A final de contas acredito que a expressão “o Céu é o limite”, deveria ser mudado para “a profundidade é o Limite”.

 

BBC Brasil

 

—————

Voltar