The Life


Os Anfíbios (Introdução, parte 01)

04/12/2010 01:23

 

Os Anfíbios


A classe amphibia tem seu nome originado do grego (amphi = duas; bios = vida) onde a característica marcante é que a grande maioria de seus representantes possuem 2 fases de vida, uma larval aquática(girino) e outra terrestre(adulta). Também por característica do grupo tem a necessidade de sempre manter a pele úmida(devido a respiração cutânea).

Essa classe está divida em 3 grandes ordens: Caudata(Urodelo), Anura(Salientia) e gymnophiona (gimnofionios). Na ordem Caudata temos as salamandras e tritões; nos Anura encontramos sapos, rãs e pererecas; e na gymnophiona há as cobras-cegas.  

 

Agora vamos conhecer um pouco melhor sobre as 3 ordens:

                                                                                                                                                                                                                                                                 

  

 

      Ensatina eschscholtzii (Salamandra ensatina)

Caudata – Caracterizam-se pela presença permanente da cauda e de 4 pés, raramente 2. São animais de corpo alongado, aguiliformes (forma de agulha) e os animais adultos por vezes mantém as brânquias(órgão respiratório).  

 

 

 

Oophaga sylvatica 

       AnuraÉ constituída por animais de corpo curto, troncudo, providos de 4 membros(os posteriores mais longos). As brânquias e a cauda desaparecem ao fim das metamorfoses da fase juvenil. Certas espécies não possuem dentes e outras são desprovidas de língua.

 

 

                                                 Anphisbaena (Cobra-cega)                                             

       gymnophiona – São igualmente chamados Apodos, pois são animais destituídos de membros, de aspecto vermiforme (forma de verme) e vida subterrânea, por vezes, cegos. São entre nós conhecidos por minhocão, cobra-cega, mãe-de-sauva, etc.

 

CURIOSIDADE

Vocês sabem como diferenciar sapos, rãs e pererecas?!

pois é...aqui vai a resposta com algumas das características!

Rãs: habitam principalmente lagoas; possue a pele lisa e brilhante; sem glândulas de veneno; tem pernas longas que correspondem a mais da metade do tamanho do animal onde as patas traseiras podem ser dotadas de membranas que ajudam a rã a nadar e órgão auditivo bem desenvolvido e bem visível.


Sapos: Ficam principalmente em terra firme; presença de glândulas de veneno(que só se ativam quando um animal o pressiona); só procuram meio aquático na época de reprodução e pele geralmente irrugada podendo ter na constituição substâncias tóxicas contra predadores.


Pererecas: Presença de dilatação na ponta dos dedos(ventosas); geralmente ficam em cima de árvores; como principal características olhos esbugalhados; presença de glândulas de secreção e pernas finas e alongadas que lhe dão capacidade para saltos enormes.

 

 

Bibliografia: STORER, I; ET AL. Zoologia geral 02.Ed. são Paulo: Companhia Editora Nacional, 1976, pág. 538.

 SANTOS, III, Anfíbios e Répteis do Brasil(vida e costumes) 03.Ed.Revista aumentada; Belo horizonte: Editora Itatiaia limitada, 1981, pág. 13.  

 

 

—————

Voltar